Aquicultura sem controle!

on sábado, 18 de junho de 2011
De acordo com o estudo Blue Frontiers: Managing the environmental costs of aquaculture (Fronteiras azuis: gerenciando os custos ambientais da aquicultura):
A aquicultura vai continuar a crescer em todo o mundo, é o meio de produção de proteínas que menos impactos ambientais produz, no entanto precisa melhorar bastante os métodos de produção para alterar menos o meio ambiente. Essa matéria você pode encontrar aqui, no site O Eco .


Primeiro, o que é "aquicultura"? A aquicultura ou "aquacultura" é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem. (by Wikipedia). E o que está acontecendo é que a produção e consumo de certos espécimes áquaticos exóticos está virando baderna e perdendo o controle.

Sem generalizar: A maioria dos seres humanos não se contentam com o que tem e sempre querem comer de tudo (de tudo mesmo), tipo "Cansei de peixe, quero jacaré", "Aff, não quero mais esses bichinhos, traga-me um tubarão-baleia", "Troço de Tilápia! Eu quero uma enguia, dê-me"... Nisso, vendo que dá dinheiro, os criadores gananciosos CRIAM, não se preocupando com as outras espécies, ocupando locais que servem para outros animais, detonando alguns outros para se ter a espécie que dá mais $dinheiro$.

Por exemplo, o povo (muita gente) quer nais camarão! Camarão, camarão e camarão, como a própria pesquisa (no site) diz, a produção de camarão caiu quase 50%, porque o povo come demais! Falta de balanceamento e selecionamento sustentável. 
“Esse crescimento rápido se deu a custa de ocupação e do comprometimento de áreas de manguezais e apicuns, fundamentais para a vida marinha e afetou a pesca artesanal nas regiões próximas”.

O mangue! O mangue é um exemplo perfeito! Os caranguejos e siris estão sendo consumidos de maneira sem sustentabilidade, completamente sem  noção! Não estão esperando as criaturinhas se reproduzirem, querem é comer logo! GULA!!!!!

Se você é uma dessas pessoas que querem mais é o exótico pra comer e o mais rápido possível, PARE! Está contribuindo com a produção exagerada! Se parar, será um dos conscientizados e ajudantes do meio ambiente. E os poucos (ou aos muitos), as pessoas irão se conscientizar e dar um tempo, se contentando com o que tem. PEIXES! NÃO PRECISAM SER EXÓTICOS, CAROS E RAROS, apenas precisam ser bons e com PROTEÍNAS, olha o olho!

1 comentários:

Anônimo disse...

Aquicultura não esta virando baderna!Na verdade é uma atividade que não afeta o meio ambiente,tá meu bem?

Postar um comentário